quinta-feira, 8 de maio de 2014



 Abertura do programa aconteceu na tarde dessa quinta-feira (8) e contou com a instalação do primeiro centro de dados na Amazônia no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), em Manaus. O segundo centro será inaugurado em Recife, em data a definir.

O Centro é uma iniciativa dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), coordenada e operada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em parceria com instituições de ensino e pesquisa nas regiões Norte e Nordeste. O objetivo é oferecer serviços de armazenamento, processamento e distribuição de conteúdo digital, incluindo software, dados, imagens e vídeos para instituições de ensino e pesquisa no Brasil.

A cerimônia ocorreu às 15 horas (horário local), no Auditório da Ciência do Inpa, com a presença do secretário de Política de Informática do MCTI, Virgílio Almeida, do diretor de Gestão da RNP, Wilson Coury, e do diretor do Inpa, Adalberto Luis Val, além do CEO da Huawei no Brasil, Veni Shone. A empresa especializada em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é responsável pela doação e instalação dos equipamentos. O CPC está localizado ao lado do prédio da biblioteca do Inpa e permitirá atender a crescente demanda por recursos computacionais baseados nas atuais tecnologias de Computação em Nuvem.

Deixar um comentário

|

- Copyright © Biblioteca do Inpa - Customizado por Inácio Oliveira e Jorge Cativo